Com área de Concentração em BIOLOGIA PARASITÁRIA, o programa apresenta 3 linhas de pesquisa:
1 - RELAÇÃO PARASITO-HOSPEDEIRO: estudo das características biológicas e morfológicas de endo e ectoparasitos de seres humanos e animais. Estudo das respostas imunológicas e dos processos patológicos oriundos das interações dos parasitos com seus hospedeiros intermediários e definitivos. Transmissão de agentes patogênicos e métodos de controle dos principais vetores de doenças endêmicas. Estudo dos mecanismos bioquímicos, imunológicos e moleculares de vírus, bactérias, fungos e protozoários parasitos de importância médica.
2 - EPIDEMIOLOGIA DE DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS: descrição de padrões de infecção e levantamentos epidemiológicos com ênfase nas doenças infecciosas e parasitárias de importância na região nordeste do país. Projetos multidisciplinares, envolvendo os agentes etiológicos, reservatórios e vetores das doenças infecciosas e parasitárias.
3 - BIOLOGIA MOLECULAR DE AGENTES INFECCIOSOS, PARASITOS E VETORES: pesquisa, desenvolvimento tecnológico, inovação e formação de Recursos Humanos nas áreas de bioinformática, biologia molecular e celular de agentes infecciosos e seus vetores.